VWLândia

domingo, 2 de junho de 2013

Novo Santana

Post de ocasião, motivado por uma publicação no Facebook, ia escrever lá mas o assunto exige explicações que o tornariam um tanto longo; e também preferi postar aqui para aproveitar e usar mais imagens para ilustrar os modelos citados.

        
        Foto: divulgação

A publicação sugere que o novo Santana é um carro chinês. Há muitas dúvidas sobre esse modelo, tentarei explicar de forma resumida as mais comuns.

O atual "Santana chinês" é um carro totalmente novo ou baseado em algum modelo já existente? Ele foi projetado e desenhado na China?
R: O novo Santana é basicamente um SEAT Toledo mk4 2012 ou um Skoda Rapid - todos baseados na plataforma do Polo. Ele foi remodelado na Alemanha de forma a atender o mercado chinês, indiano e também o brasileiro, pois não se pode brigar com o GM Cobalt que é um enorme sucesso usando um veículo "genérico".

Em relação a motorização, parece que a VWB pretende lançar a família EA211 1.6 16V no Santana. Na minha opinião (e muitas pessoas concordam), o mais interessante seria usar o (literalmente) bom e velho EA113 2.0 8V. Você pode se perguntar:
- Em se tratando de um veículo de conceito totalmente novo, não seria o mais sensato estrear essa motorização mais moderna?

A princípio, sim. Porém, devemos observar o público-alvo do Santana aqui no Brasil. E acompanhando sites, blogs e páginas onde as pessoas costumam opinar sobre esse tipo de coisa, a maioria está interessada em um 2.0 pro Santana, motorização que fez muito sucesso antigamente; alguns sugerem um 2.0 que atinja em torno de 140cv, porém creio que pra versão de entrada todos estariam satisfeitos apenas se a VW aproveitasse o EA113, que se parece muito com o AP 2.0.
Em questão de números, o EA211 diz render os mesmos 120cv no etanol que o EA113. Porém, sejamos realistas, brasileiro não gosta e não sabe usar motor que rende bem em giros altos, as pessoas se impressionam e gostam de usar motor que tem muito torque em baixa - pena que não temos carros a diesel aqui.
Outro ponto importante é que o Santana, como o Cobalt, vem pra competir também no mercado de veículos para frota, especialmente para táxi. É muito mais interessante o uso de uma motorização mais simples e já conhecida há anos, o que torna a manutenção mais rápida e mais barata. Na prática, um motor 16V recém lançado não irá ajudar muito o modelo, por isso a GM usou versões dos 1.4 e 1.8 8V que já equipavam a Meriva - velha conhecida dos taxistas.

Já para o Gol e Voyage, creio que todos esperamos ansiosos pela entrada do 1.6 16V na linha!

Preços e produção: o veículo deve ter produção nacional, a faixa de preços, dizem que a partir dos 40 mil hahahah Infelizmente sabemos que será acima disso. Outro detalhe: o acabamento interno da versão de entrada parece, pelas fotos, ter boa qualidade porém é bem simples. Eu particularmente gostei, mas deverá gerar críticas diversas, especialmente se o preço subir muito acima dos R$45000,00.

        
        Foto: commons.wikimedia.org - users: Supermat e Overlaet - Skoda Rapid

        
        Foto: commons.wikimedia.org - users: Joseluismalaga e Overlaet - SEAT
        Toledo

Há duas subsidiárias da VW na China, a Shanghai-VW e a FAW-VW. O Santana que vai ser vendido aqui terá o visual do Shanghai-VW, o modelo FAW-VW correspondente é chamado de Jetta Night.

        
        Fotos: chinaautoweb.com - Shanghai-VW New Santana

        
        Fotos: chinaautoweb.com - FAW-VW Jetta Night

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...